quinta-feira, 30 de março de 2017

Tabelionato de Notas de Monte Santo: filas e serviço ruim



Nome Oficial do Cartório: Tabelionato de notas e protesto de títulos

Nome do Oficial Designado: Adelson Pereira de Santana

Nível: Cartório de Segunda Entrância

Serviços Oferecidos: Notas, Protesto de Títulos

Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 14h.

Endereço: Praça Professor Salgado - Escola Municipal Padre Roma

CEP: 48800000

Bairro: Centro

Cidade: Monte Santo

Estado: BA

Abrangência do Cartório: Município de Monte Santo.

A população sofre com filas e serviço ruim

Esse cartório presta serviços de péssima qualidade, prejudicando e dificultando a vida da população que por falta de alternativa no municipio, é obrigada à recorrer aos seus serviços.

O quadro é de filas longas e humilhante espera, em particular para as pessoas que vivem na zona rural e acordam de madrugada se deslocando quilômetros até a sede do municipio, na esperança de serem atendidas, e ali são tratadas com total descaso; ficando a manhã inteira sem beberem água, e expostas ao sol e a chuva. E até o acesso aos banheiros existentes no local, lhes é vetado, por que estes permanecem fechados. O que obriga as pessoas a satisfazerem suas necessidades fisiológicas atrás de uma árvore nos fundos do prédio.

Deboche

Para aumentar esse suplicio, são distribuidas apenas 30 fichas (senhas) que evidentemente não atendem a demanda - além de decisões unilaterais e draconianas dos funcionários, como a recusa em abrir firmas sob qualquer pretexto fútil e/ou alegar que pessoas que abriram firma recentemente, não possuem firma reconhecida ali, pois no sistema não consta que isso foi feito, mesmo que o usuário comprove que pagou a taxa referente a esse serviço. Já para aqueles que possuem, indiscutivelmente, firmas reconhecidas; como políticos - inclusive, o oficial designado afirmou em tom de deboche, que nem o atual prefeito da cidade possuia firma reconhecida -, empresários e demais cidadãos; as desculpas são sempre as mesmas: que estas "já estão vencidas", ou que "selos estão em falta".

Descaso

Houve o caso de um  funcionário - e isso eu posso afirmar por que aconteceu comigo - não emitir um documento público obrigatório, por que segundo ele; "não tinha tempo e não ganhava o suficiente para trabalhar tanto", e "se o 'Senhor' se sentir prejudicado vá reclamar com a Juiza ou com o Governo", concluiu com desdém. Na ocasião, outro funcionário, sugeriu que eu fizesse o documento em "qualquer lan house", - o que - acabei fazendo, em virtude da urgência e importância desse documento para um processo em curso na justiça.

Devo salientar que a funcionária de codinome Dora, presente no momento, foi a única que demonstrou seriedade e efetivo comprometimento com os serviços ali prestados.

Diante desses fatos, é fácil deduzir que para reconhecer a firma desse mesmo documento, enfrentei uma verdadeira via crucis.

Conclusão

Na verdade, eu estou tentando resolver alguns problemas relacionados à diversas documentações que envolvem compra e venda de imóveis - entre outras - desde Janeiro desse ano, sem obter êxito.

Fica aqui registrado o meu veemente protesto. E aproveito o ensejo, para dar voz àqueles que não podem fazer o mesmo; certo de que sofrerei retaliações futuras. Uma vez que,  ao longo dos dias que também padeci na fila, ouvi relatos de pessoas que apenas por reclamarem do atendimento, são vítimas de represálias até hoje por parte dos servidores desse nefasto cartório.

E, para finalizar, faço questão de ressaltar que essas pessoas citadas nesse post, não representam os montessantenses, que são um povo de índole pacífica, solidária e hospitaleira.

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